Concurso de ideias
O “Concurso de Ideias de Negócio – AJAP 2019” pretendeu fomentar o empreendedorismo agrícola qualificado e inovador em territórios de baixa densidade da Região Norte, potenciando a criação de uma empresa/negócio sustentável, em que se valorizava(m):
- o desenvolvimento rural;
- a produção, transformação e comercialização dos produtos;
- a proteção do meio ambiente, tendo em conta a transição para um novo modelo económico baseado numa economia verde, partilhada e de baixo carbono;
- as novas tecnologias.
Tendo o Concurso sido constituído por duas Edições, teve como vencedores em cada uma, as seguintes Ideias de Negócio:
1.ª Edição – Empreendedorismo Agrícola, Inovação e Novas Tecnologias
- 1.º Prémio: Sentir a terra…
[Com esta ideia, o promotor pretende proporcionar aos turistas/visitantes que se deslocam a Trás-os-Montes, um leque diversificado de atividades em parceria com outras entidades, que permitam conhecer não só a cultura da região, como os produtos ali produzidos – azeite, vinho, mel, castanha, cereja, folares, enchidos, entre outros. Ao mesmo tempo, e para se potenciar esta vivência, seria criada uma loja física de produtos regionais e uma loja online.]
O promotor desta ideia recebeu um tablet e apoio no desenvolvimento de um Plano de Negócios. - 2.º Prémio: GABIOS – Gabinete móvel de Apoio à Agricultura Biológica e Sustentabilidade
[Face aos desafios com que a humanidade está a ser confrontada a nível mundial no que diz respeito à segurança alimentar e à sustentabilidade ambiental, é urgente a mudança de paradigma olhando para a agricultura, como uma atividade que envolve o homem, as plantas, os animais e a natureza, como um todo em complementaridade, numa visão mais abrangente e holística. Com a ideia do GABIOS – Gabinete Móvel de Apoio à Agricultura Biológica e Sustentabilidade, pretende-se ajudar os agricultores a implementarem uma agricultura mais sustentável, através de um apoio técnico diversificado in loco que conta com um “escritório/laboratório móvel”, potenciando desta forma uma economia “verde”.]
O promotor desta ideia recebeu um tablet.
2.ª Edição – Estratégia de Comercialização Regional e Local
- 1.º Prémio: Plataforma de embalamento e comercialização de mirtilo na região do Douro/Tâmega
[Os promotores da empresa Mirtilândia, pretendem encontrar forma de melhorar os processos de logística e comercialização do mirtilo proveniente do Douro/Tâmega, criando e fixando valor nesta região. Assim, nasceu a ideia de negócio de criação de uma plataforma agregadora de comercialização deste fruto. Tendo no seu ADN uma vincada consciência ecológica, a estratégia de crescimento que foi delineada pela empresa, tem por base a implementação de metodologias e técnicas agrícolas, que permitam a criação de uma imagem de marca associada à qualidade premium do mirtilo produzido (pelos próprios ou por parceiros) e comercializado através da referida plataforma. O objetivo a curto-médio prazo é, manterem um plano de investimentos de forma faseada, de modo que, num crescimento sustentado, possam atingir uma escala de negócio que permita a exportação direta. Uma vez que, a entidade está atenta aos desafios de mercado e comprometida com questões de foro ambiental, e os parceiros internacionais são rigorosos, a mesma tem certificação para o Modo de Produção Biológico, certificação Global G.A.P. e módulo GRASPN, de modo a estar à altura dos mercados internacionais, cada vez mais exigentes.]
O promotor desta ideia recebeu um tablet e apoio à criação da marca e ao desenvolvimento de um Plano de Marketing.
- 2.º Prémio: ORGANETE
[Com esta ideia, o promotor, residente na ilha da Madeira, pretende criar sabonetes artesanais e ecológicos, aproveitando frutas de baixo calibre e outras, que já não sejam valorizadas em termos comerciais. O produto final obtido, produzido regionalmente e apoiando a criação de valor a nível local, seria comercializado junto das cadeias de restauração e hotelaria da região, bem como, junto de um público-alvo que procure esta gama de produtos sustentáveis.]
O promotor desta ideia recebeu um tablet.